SEI - Sistema Eletrônico de Informações

Para aproveitar melhor os recursos do SEI!, e obter os recursos desejados, os usuários devem ficar atentos a uma série de boas práticas a serem adotadas em suas rotinas de trabalho. Confira algumas delas:

Padronize os procedimentos

O SEI! é um sistema flexível. Isso significa que suas funcionalidades podem ser utilizadas de várias formas e adaptadas a diferentes realidades. Por isso, é importante padronizar processos de trabalho e implantar normas para uso do sistema. A instituição de normas e procedimentos colabora para a segurança da informação. Além disso, a padronização de documentos, metodologias e nomenclaturas facilita o uso de uma série de recursos que o sistema oferece como pesquisas e medições.

Respeite as etapas do processo e o fluxo de informações

O SEI! oferece instrumentos para medir e monitorar os processos. Também permite manter um processo ou conjuntos de processos em permanente acompanhamento, sem que isso interfira nos fluxos de atividades e andamentos. Para garantir uma medição correta de desempenho dos processos, no entanto, é importante cumprir cada etapa de maneira eficiente, além de adotar funcionalidades de pesquisa e acompanhamento para consulta de informações. Evite, por exemplo, manter um processo em aberto desnecessariamente. Tão logo as atividades pertinentes na sua unidade sejam finalizadas, lembre sempre de concluir o processo ou enviá-lo para outra unidade.